TRABALHO DO LIONS

A Associação de Lions Clubs International tem voluntários em mais lugares do que qualquer outra organização de clubes de serviço voluntário.

Quando se trata de aceitar desafios, nossa resposta é simples: Nós servimos. Em 206 países, em hospitais e importantes centros de saúde, em regiões atingidas por desastres naturais, em escolas e em centros de reciclagem de óculos, os Leões estão fazendo trabalho voluntário na comunidade, ajudando, liderando, planejando e apoiando. Como estamos no local, podemos atender às necessidades específicas das comunidades em que vivemos. E, como estamos em todo o mundo, podemos enfrentar desafios que ultrapassam fronteiras.

Queremos que todos vejam um futuro melhor. É por isso que apoiamos programas e serviços de visão, incluindo exames de visão, bancos de olhos e reciclagem de óculos. Prestamos serviços de assistência oftalmológica para aqueles que correm o risco de perder a visão. E arrecadamos doações por meio de campanhas como a SightFirst e a SightFirst II.

Acreditamos que todos merecem uma vida saudável. Desde o fornecimento de programas de saúde voltados para o problema da perda de audição ao apoio a esforços para controle e prevenção da diabetes, estamos trabalhando para melhorar a saúde de crianças e adultos em todo o mundo.

Nós capacitamos a próxima geração. Seja oferecendo oportunidades de voluntariado e experiências de liderança para jovens em um Leo Clube ou compartilhando mensagens de paz por meio de nosso Concurso de Cartaz sobre a Paz, nossos Programas Juvenis investem no futuro, chegando até os jovens.

Nós servimos as comunidades locais e protegemos o planeta. Desde a realização de projetos de serviços práticos até o fornecimento de assistência emergencial, nossos programas comunitários e ambientais melhoram nossas comunidades e protegem o meio ambiente.


DECLARAÇÃO DE MISSÃO 
DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES:

"Dar poder aos voluntários para que possam servir suas comunidades e atender suas necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial através dos Lions Clubes". 

A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu como o sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones. Ele acreditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir seus horizontes de preocupações puramente profissionais para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo.
Apenas três anos depois de sua formação, a associação tornou-se internacional quando o primeiro clube foi estabelecido no Canadá em 1920. A expansão internacional continuou à medida que novos clubes foram fundados, particularmente na Europa, Ásia e África, durante as décadas de 1950 e 1960.
Em 1925, Helen Keller discursou na Convenção Internacional do Lions em Cedar Point, Ohio, EUA. Ela desafiou os Leões a se tornarem "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Desde então, os Lions Clubes têm se envolvido ativamente no atendimento aos cegos e aos deficientes visuais.
Ao ampliar sua atuação internacional, o Lions Clubs International ajudou as Nações Unidas a constituir as seções de organizações não governamentais em 1945 e continua a manter sua posição de caráter consultivo junto à ONU.
Em 1990, o Lions lançou sua mais agressiva campanha para a conservação da visão, o SightFirst. O programa luta para livrar o mundo de problemas de cegueira previsíveis e reversíveis, apoiando serviços de atendimento médico aos extremamente necessitados.
O Lions Clubs International cresceu tanto que hoje possui 1,35 milhão de associados, homens e mulheres, em aproximadamente 45.000 clubes localizados em 200 países e regiões.


Fonte: www.instrucoesleonisticas.jor.br



CÓDIGO DE ÉTICA DO LEÃO

DEMONSTRAR fé nos méritos da minha profissão esforçando-me para conseguir honrosa reputação mercê da excelência dos meus serviços.

LUTAR pelo êxito e pleitear toda remuneração ou lucro que, equitativa e justamente mereça, recusando, porém, aqueles que possam acarretar diminuição de minha dignidade, devido à vantagem injusta ou ação duvidosa.

LEMBRAR que para ser bem sucedido nos negócios ou empreendimentos, não é necessário destruir os dos outros. Ser leal com os clientes e sincero consigo mesmo.

DECIDIR contra mim mesmo no caso de dúvida quanto ao direito ou a ética de meus atos perante meu próximo.

PRATICAR a amizade como um fim e não como um meio. Sustentar que a verdadeira amizade não é o resultado de favores mutuamente prestados, dado que não requer retribuição, pois recebe benefícios com o mesmo espírito desinteressado com que os dá.

TER sempre presente meus deveres de cidadão para com minha localidade, meu Estado e meu País, sendo-lhes constantemente leal em pensamento, palavras e obras, dedicando-lhes, desinteressadamente meu tempo, meu trabalho e meus recursos.

AJUDAR ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado.

SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir.

**************

No mês de Outubro, comemoramos o Dia Mundial do Serviço Leonístico.
Nós, os Leões, somos pessoas que acreditamos poder fazer algo pelo próximo, pois o nosso serviço leonístico auxilia e alimenta os corações, desperta as virtudes, afirma a justiça e, com humildade e amor, ajuda a cultivar a fé e despertar o grande privilégio de Servir.
A Associação Internacional de Lions Clubes é uma ONG formada por pessoas que tem uma característica em comum: vontade de fazer algo pelo semelhante carente.
Nossa Associação começou há exatos 94 anos,  na cidade de Chicago, Estados Unidos, idealizada por um empresário chamado Melvin Jones.
Nosso Lema é "Nós Servimos" e a logomarca de dois leões, olhando em direções opostas, um olhando para as campanhas e feitos do passado e outro encarando o futuro e os desafios que nos aguardam estão a nos mostrar que ainda há muito por fazer. Empresto então as palavras do filósofo Kierkegaard: "A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se adiante".
A maior Campanha de Lions Internacional, que podemos chamar de "carro chefe", é a de combate à cegueira reversível. 
Adotamos o Programa SightFirst, que significa "visão em 1º Lugar" para a cegueira reversível e os relacionados à audição são os mais importantes da Associação.
Esse braço caritativo de nossa Associação se chama LCIF - Lions Clubs Internacional Foundation, ou Fundação Internacional de Lions Clubes.
As bengalas brancas para cegos e os cães guia também foram criados, idealizados pelo Lions.
Os fundos a esse programa vêm de doações de empresas e individuais. Qualquer pessoa doando a quantia de US$ 1.000 recebe como agradecimento um Título chamado de Companheiro Melvin Jones, a maior honraria que a Associação Internacional de Lions Clubes oferece, representado através de um belo quadro em madeira e bronze com seu nome e assinado pelo Presidente Internacional e esta linda ação, se perpetuará para sempre, pois seu nome ficará eternamente gravado num painel luminoso que mostra incessantemente ao mundo.
O trabalho extraordinário de nossa ONG foi reconhecido mundialmente, em julho do ano de 2007, classificando Lions Internacional "como a melhor do mundo", entre 34 organizações pesquisadas, por sua execução de programas, contabilidade demonstrada, comunicação interna e externa, adaptabilidade de programas à comunidade local e compreensão dos objetivos de seus colaboradores corporativos.
É isto e muito mais,  merecendo sim nossa homenagem no mês de Outubro elevando nosso orgulho de SER LEÃO e de fazermos Milagres através do Serviço, com ALEGRIA, ENTUSIASMO E PAIXÃO EM SERVIR.


  * CaL Ester Giraldi e CL Ireneo Valdir dos Santos
Governadora do Distrito LD-5 - AL 2008/2009
E-mail: estergiraldi@terra.co